UNITA acusa MAT de instrumentalizar Governos Provinciais

0

O Grupo Parlamentar da UNITA acusou, esta segunda feira, o Ministério da Administração do Território de instrumentalizar os governos províncias, alegando que o MAT orientou os governadores a não receberem os deputados afecto à bancada Parlamentar do “galo negro”.

A acusação foi feita pelo presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka, na conferência de Imprensa, que visou apresentar o itinerário das Jornadas das Comunidades a realizar-se em todo país no período de 08 a 14 de Abril, denominadas “Jornadas Municipais”.

O Grupo Parlamentar da UNITA, adiantou, fez uma comunicação oficial à Presidente da Assembleia Nacional, ao Comandante Geral da Polícia Nacional e aos 18 governadores provinciais com maior antecedência. Entretanto, “continuam a encontram em passes a nível de alguns governos províncias, que são os casos do Kuanza Norte, Kuanza Sul, Moxico, Cabinda, Bengo e Zaire com um teor rigorosamente o mesmo, o que segundo o GPU “denota claramente que receberam um instrutivo do MAT”, lamentou.

De acordo o porta-voz, o encontro com as comunidades comporta três objectivos. O primeiro é realizar actividades de solidariedade. No quadro da contribuição que os deputados fizeram para partilhar com a sociedade 50% do fundo de instalação.

O segundo objectivo das jornadas nas comunidades é estabelecer contacto directo com o cidadão, sobretudo nos locais de maior concentração.

“Falamos especialmente dos mercados, em todas as cidades capitais de província, em todos os municípios que vão ser visitados, vamos ter um dia específico, portanto, na quarta-feira, para o contacto directo com os cidadãos nos mercados”. O terceiro, e não menos importante, é fazer auscultação. No quadro do Projecto de Lei Orgânica de Institucionalização Efectiva das Autarquias Locais, que foi tornada pública no passado dia 04 de Março”, informou.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *