País tem gás de cozinha suficiente: Sonagás esclarece problema de escassez e especulação de preços registado nos últimos dias

0

O presidente do Conselho Executivo da Sonagás, Manuel Barros, assegurou esta semana, em Luanda, que há gás butano suficiente para atender o mercado nacional e evitar especulação de preço do produto.

O gestor esclareceu que a eventual escassez e especulação do preço do gás, registadas nas últimas semanas, deveu-se aos dias de feriados prolongados, período em que alguns pontos de venda estiveram fechados.

Essa situação provocou o aumento da procura de gás e, consequentemente, o preço de cada botija de 12 quilos chegou a custar entre 1 800 e três mil kwanzas, nas últimas duas semanas, em Luanda.

Por outro lado, o presidente do Conselho Executivo da Sonagás apontou também as constantes chuvas que se registam no país como outro factor que tem influenciado a aparente falta de gás, por causa do difícil acesso em algumas zonas.

Manuel Barros garantiu, no entanto, que a situação está controlada, com o reforço das operações de enchimento e distribuição de gás, adiantando que, actualmente, a unidade da central da Sonagás, em Luanda, enche 45 mil garrafas de gás butano por dia.

Por isso, apelou a calma à população e deixar de comprar o produto aos revendedores sem licença e especulativos.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *