Estudantes da Universidade Metodista manifestam-se contra subida de propinas

0

Estudantes da Universidade Metodista de Angola manifestaram-se, esta terça-feira, à porta da instituição contra a subida dos preços das propinas.

A medida, segundo a instituição, encontra respaldo legal no Decreto Executivo Conjunto 187/2023, de 1 de Dezembro de 2023, que autoriza o reajuste de 10,62 por cento nos preços das propinas e emolumentos nas instituições públicas e privadas do ensino e educação para o ano lectivo e académico de 2023/2024.

Os estudantes alegam, no entanto, que houve falta de comunicação prévia por parte da instituição. A direcção administrativa e financeira da universidade fez sair um documento ontem em que comunica a suspensão do desconto anterior e a entrada em vigor do reajuste.

Os alunos dizem não compreender a decisão da universidade, que decidiu estabelecer, por exemplo, 50 612,19 kwanzas e 57 973,95 para o curso de urbanismo e arquitectura.

Fundada em 2007, a Universidade Metodista de Angola (UMA) é uma instituição comprometida com o desenvolvimento da sociedade angolana, na produção de investigação científica.

A instituição integra uma rede global de mais de 1000 universidades e escolas em todos os continentes, afiliadas à International Association of Methodist Schools, Colleges and Universities (IAMSCU).

Sustenta-se nos compromissos do movimento metodista com a educação de acesso universal, para a promoção humana, para o diálogo entre a fé e a ciência, para a liberdade de pensamento e expressão.  

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *