“A burocracia tem impedido o avanço de muitas mulheres no mundo dos negócios”

0

Por : Câmia Cambanda

Imagens: Flávio da Costa

Leonora da Costa, abriu as portas do seu atelier ao ZN, para falar dos desafios de empreender enquanto jovem mulher.
Numa conversa descontraída, a Jovem de 27 anos de Idade, natural de Luanda e empreendedora no ramo de beleza e estética, contou-nos de como foi o seu início no mundo dos negócios, seus desafios e sonhos.

Quando é que entras para o ramo do empreendedorismo ?
Sempre fui muito dependente dos pais, e queria mudar esse quadro, ter uma vida financeira independente. A partir desse momento decide apostar nos negócios, a princípio comecei com vendas on-line, também trabalhei como modelo e fui criando aberturas, aproveitar as oportunidades e por fim , abri o meu próprio espaço de beleza e estética e hoje digo que foi a melhor decisão.

Quais são os desafios de uma empreendedora nos dias de hoje?
No mundo do empreendedorismo existem vários desafios, cá no nosso país a falta de informação é um dos principais desafios, devido as burocracias existentes na nossa realidade. A burocracia de importar os produtos é muito frequente, a questão do IVA, a legalização do espaço são factores que muitas das vezes faz com que muitos desistam.

Tem alguma fonte segura para compra dos seus produtos?
Felizmente por conta de algumas pesquisas já tenho sítios específicos, para compra de produtos de todo tipo de pele originais 100%.

Já passou por alguma situação desagradável com clientes devido a utilização de alguns produtos?
Sim várias vezes, a falta de humildade das pessoas que vendem os produtos com datas adulteradas é muito frequente. É necessário ter muita atenção na compra dos produtos.

Qual é o seu maior objetivo nesse ramo?
Enquanto empreendedora meu maior objetivo é internacionalizar os meus trabalho, minha missão é mostrar a real beleza da mulher e aumentar a auto estima de todas elas.

Quais as maiores dificuldades que enfrentou até o momento?
Foram muitas dificuldades, porque não tive apoio 100% no começo, para crescer tive que abdicar de muita coisa, principalmente amizades, graças a Deus das vezes que cai, consegui levantar-me.

Tem o apoio da Família?
Tenho sim o apoio de toda a família, tive a sorte de crescer em uma família em que os pais primão muito pela qualidade do ensinamento dos filhos, sinto-me privilegiada por isso e por ter apoio de todo mundo.

Sobre o tabu do poder feminino no mercado de trabalho : o que tem a dizer?
Esse pensamento é do passado, muito antigo, actualmente temos mais o poder feminino no mercado, mulheres quebrando barreiras, jovens com a mente mais aberta. O mercado feminino veio para mostrar que as mulheres também são capazes, que podem e conseguem , independentemente do ramo que estejam inseridas.

Como surge a paixão por cuidar da beleza feminina?
Sempre considerei-me uma mulher muito vaidosa, essa paixão surgiu com os meus 18 anos, já na fase adulta quando decide ter uma vida financeira independente. Fiz várias formações e em todas tive êxito, recebia vários elogios e daí já não parei, fui me capacitando até tornar-se na grande profissional que sou hoje.

Quais as estratégias de marketing utilizas para expandir o seu negócio?
Utilizo várias estratégias de marketing, uma delas é mostrar os trabalhos a partir de páginas nas redes sociais, e tenho parcerias com algumas influencer digitais, com objetivo de mostrar o meu trabalho para sociedade.

Considera-se uma mulher realizada?
Ainda não sinto-me realizada, sou uma mulher muito ambiciosa , quero sempre mais. Sinto que ainda tenho muito por alcançar.

Já tiveste problemas com alguma cliente?
Enquanto servidores do público devemos ter muita calma, ja passei por várias situações complicadas com clientes, existe uma frase que diz: O cliente tem sempre razão. Para mim não, nem sempre os clientes têm razão. Nem todos os dias são iguais, mas é Sempre bom manter a calma e sermos bons profissionais.

Qual é o conselho que deixas para todas as jovens que pretendem entrar para este ramo?
Para as jovens que pretendem entrar para este ramo, eu desejo muita sorte, saibam que não é fácil, mas é possível. É muito difícil lhe dar com o ser humano e principalmente mulheres,trabalhem sempre com honestidade para que possamos ter bons resultados, tenham muita calma e humildade acima de tudo.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *