Kilamba e KK 5000 correm risco de desabar

0

A directora da Unidade Técnica de Gestão e Saneamento de Luanda,Zenilda Mandiga, disse, esta quinta-feira em Luanda, que as centralidades do Kilamba e KK 5000 correm sérios riscos de desabarem por conta da inoperância do sistema de tratamento de águas residuais.

A informação foi prestada na reunião do Governo Provincial de Luanda ,sobre o reforço dos trabalhos para a preparação da próxima época chuvosa 2024/2025, tendo como foco a gestão e manutenção das infraestruturas de drenagem da província de Luanda.

De acordo a directora da UTGSL, Zenilda Mandinga, o distrito urbano do Kilamba e KK 5000, no município do Belas, é o mais infraestruturado do ponto de vista da micro drenagem, mas, por conta da inoperância da Estação de Tratamento de Agua Residuais (ETAR), não há manutenção na rede de água residual pluvial há 13 anos, isto desde que a centralidade está ocupada.
“Corre o risco de, dentro de dois ou três anos, perdermos parte da centralidade”, lamentou.

Zenilda Mandinga explica ainda que os colectores no Kilamba têm a profundidade de três até 15 metros (que equivalem a um terceiro andar), pode vir a desabar. Pelo facto, é importante haver uma acção muito urgente a nível do município de Belas. Dos quatro interceptores de grande diâmetro que tem aquela centralidade, dois estão afectados. Por conta de alguns desabamentos que se registaram, recentemente, foi feito um trabalho de limpeza.

No KK 5000 tem novas bombas “estamos a aduzir mais água para o Kilamba, sendo certo que ela vai saindo nos pontos de fuga e impermeabilizando mais a base”.

Se pretende colocar mais bombas, de modo a fazer o trabalho de manutenção à saída dos edifícios, porém, se o interceptor principal (o de 15 metros) é afectado, provavelmente se pode vir a perder os edifícios do bloco A; de se registar fissuras e necessidade de se desabitar, tendo em conta que ao lado há uma macro drenagem.

Fonte: O País

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *