ONU forçada a fechar agência em Jerusalém

0

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa, viu-se obrigada a fechar, provisoriamente, a sua sede em Jerusalém Oriental, após um incêndio na noite de quinta-feira causado por manifestantes.  

Este sábado, 11 de Maio, o secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou veementemente o acto, dizendo que “visar trabalhadores e recursos humanitários é inaceitável e deve parar”.

Vidas dos funcionários da ONU em risco
O comissário-geral da Unrwa, Philippe Lazzarini, disse que “residentes israelenses colocaram fogo duas vezes no perímetro” da agência. Os funcionários afectos a Unrwa e de outras agências da ONU estavam dentro do complexo naquele momento. 

Segundo ele, uma multidão acompanhada por homens armados, do outro lado dos escritórios, gritavam “incendeiem as Nações Unidas”. Lazzarini disse que este foi “o segundo incidente terrível em menos de uma semana” após um protesto violento semelhante na terça-feira, quando manifestantes atiraram pedras contra o pessoal da ONU e os edifícios.

Não houve vítimas entre o pessoal da Unrwa, mas o incêndio causou grandes danos nas áreas externas. O director da agência ressaltou que existe um posto de gasolina no local para servir a frota de automóveis da agência. 

Ele chamou o episódio de “escandaloso”, destacando que “mais uma vez, as vidas dos funcionários da ONU correram sério risco”. 

Fonte: ONUNEWS

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *