É oficial: Preço do táxi passa a custar 200 kwanzas e o do autocarro 150

0

Por: Câmia Cambanda

O preço da corrida dos táxis colectivos, vulgo “azuis e brancos”, passa, a partir de hoje, a custar a 200 kwanzas, enquanto a tarifa dos transportes públicos colectivos urbanos, 150 kwanzas, anunciou esta quarta-feira o Ministério dos Transportes.

A medida surge depois do acordo entre o Governo e os taxistas, motivado pelo fim da subvenção aos combustíveis. O ajustamento aplica-se apenas à província de Luanda. Nas demais províncias, as novas tarifas deverão ser fixadas em função das respectivas estruturas de custos.

De acordo com uma nota da Agência Nacional dos Transportes Terrestres, chegada à redacção do ZN News, cada 16 km de corrida do “azul e branco” custa 200 kwanzas contra os 150 kwanzas praticados anteriormente, enquanto a corrida do transporte colectivo urbano, sai dos 50 para 150 kwanzas por cada 20 km. 

A subida de 50 kz para os táxis vai ao encontro das expectativas da população, defende o Governo, já que ela “pedia que a corrida do táxi fosse exactamente 200, e não 300 kz, como era a pretensão das associações de taxistas”.

Apesar do comunicado não mencionar os mototaxistas, uma ronda efectuada pelo ZN News verificou que os mototaxistas já estão a praticar o preço de 200 kwanzas por corrida.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *