Autoridades esclarecem sobre suposto vírus que teria matado 30 pessoas em menos de um mês em Viana

0

Por: Redacção

Imagem: Reproduzida

As autoridades sanitárias vieram a terreiro, ontem, esclarecer sobre a suposta doença estranha que teria matado, em menos de 20 dias, cerca de trinta pessoas, na zona da Caop-A, em Viana.

De acordo com a Direcção Municipal de Saúde, após colecta de amostras pelos órgãos competentes e “uma inspecção detalhada feita pela OMS”, provou-se que não há nenhum surto em circulação no município de Viana.

Os casos de morte que circularam, na semana passada, nas redes sociais foram causados por malária, febre tifoide e doenças diarreicas, e também não vitimou 30 moradores, mas seis.

“É importante destacar que, a área da Caop não está a enfrentar nenhum surto de doença desconhecida, conforme informações postas a circular nas redes sociais”, esclareceu Paulo Zadi, administrador para área política social das comunidades, adiantando que a administração tem trabalhado na implementação de acções na comunidade, incluindo feiras comunitárias de saúde, distribuição de água potável, rastreamento de doenças, fumigação, bem como no reforço da recolha de resíduos sólidos.

Consequentemente, a Direcção Municipal de Saúde garantiu que a situação na zona da Caop-A 13, onde se registou os óbitos, está sob controlo. As autoridades desaconselham o tratamento caseiro de doenças e orientam a população a procurar os postos de saúde mais próximos.

Rumores sobre a suposta doença   

Na passada sexta-feira, 17 de Maio, alguns moradores do distrito da Caop-A, em Viana, recorreram às redes sociais para denunciar supostas mortes de crianças dos 4, 7 e 9 anos e outros adultos de 16 a 19 anos, incluindo idosos, e hospitalização de outras, após terem sentido dores na barriga, empanturramento, dor de cabeça e olhos amarelados.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *