Israel dá ordem de despejo à agência da ONU

0

Por: Câmia Candanda

O Governo de Israel deu um prazo de 30 dias à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA), para desocupar a sede em Jerusalém Oriental, noticiou, hoje, a imprensa internacional.

A ordem de despejo foi dada pela Autoridade de Terras de Israel (ITA), após a aprovação de uma acção judicial intentada pelo ministro da Habitação israelita, o ultraortodoxo Yitzhak Goldknopf, noticiou o jornal The Times of Israel.

Numa carta, a ITA disse à UNRWA que lhe deve mais de 27 milhões de shekels (cerca de oito milhões de de USD) por ter operado em terrenos pertencentes a Israel “sem consentimento durante os últimos sete anos”.

A UNRWA deve “pôr imediatamente termo a qualquer utilização ilegal, destruir tudo o que foi construído em violação da lei, desocupar o terreno de qualquer pessoa ou objecto e devolvê-lo à ITA no prazo de 30 dias a contar da data da carta”.

“Em caso de incumprimento, a ITA reserva-se o direito de reagir com todos os meios legais, suportando os custos daí decorrentes. Não será feita mais nenhuma advertência”, lê-se na carta.

De acordo com a imprensa israelita, a ITA fechou os olhos, durante anos, à violação pela UNRWA dos termos do contrato de arrendamento do terreno.

A situação mudou depois da guerra na Faixa de Gaza e da acusação israelita de que vários dos funcionários da agência da ONU estiveram envolvidos nos atentados de 7 de Outubro.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *