Foi há 33 anos: Entenda o que aconteceu nos Acordos de Bicesse

0

Por: ZN-Team

Imagem: Internet

Assinala-se hoje 33 anos desde a assinatura dos Acordos de Bicesse, um marco que estimulou o surgimento do multi-partidarismo, lançando as bases para a realização das primeiras eleições gerais, livres e justas em Angola.

Os Acordos de Bicesse foram rubricados no dia 31 de Maio de 1991, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, em Portugal, pelo ex-Presidente José Eduardo dos Santos, e o líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi, testemunhado por representantes de Portugal, Rússia e EUA.

Nas palavras de José Eduardo dos Santos, a assinatura dos Acordos foi um momento de enorme alegria e emoção, e consagrava o início de uma nova era e de concórdia entre os angolanos.

“ Depois de 30 anos de dor, privações e luto, causados por uma guerra cruel e devastadora, o povo angolano tem a partir de agora a possibilidade de encarar com optismo e confiança o seu futuro. Semeamos a árvore da paz. Não basta que a semente brote, é preciso cuidar dessa árvore para que cresça e dê frutos úteis para o povo angolano”, recordamos.

Por sua vez, o líder da UNITA, Jonas Savimbi, sublinhara que os Acordos de Bicesse era um marco significativo, que constituiria a “base da paz e da democracia no nosso país, sublinhado que, “o mais importante é fazermos com que o povo acredita na paz”.

Antecedida por várias rondas de negociações, os Acordos previam o fim da guerra civil em Angola, após 16 anos de conflito intenso entre o Governo e a Unita. O armistício durou apenas alguns dias e Angola só viria conhecer a Paz definitiva em 2002, após a morte, em combate, de Jonas Savimbi.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *