Mensagem de Guterres para o dia Mundial do Ambiente

0

Por: Maya Correia

Poluição, caos climático e dizimação da biodiversidade está a transformar terras saudáveis em desertos e ecossistemas prósperos em zonas mortas

A restauração de terras é um dos pilares fundamentais da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas, que vai até 2030, e um apelo para protecção e revitalização de ecossistemas em todo o mundo, fundamental para atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.

É por isso que o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2024 se concentra na restauração da terra, na interrupção da desertificação e no desenvolvimento da resistência à seca.

Em mensagem para a data, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirma que um “coquetel tóxico de poluição, caos climático e dizimação da biodiversidade está a transformar terras saudáveis em desertos e ecossistemas prósperos em zonas mortas”. Guterres alerta que florestas e pastagens estão a ser destruídas, resultando em menos força da terra para apoiar ecossistemas, agricultura e comunidades.

Movimento global

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, a directora executiva do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Inger Andersen, convoca todos a se juntarem ao movimento global para restaurar nossas terras, construir resiliência à seca e combater a desertificação. 

Ela ainda aponta que a degradação do solo e a desertificação afetam mais de 3 bilhões de pessoas e os ecossistemas de água doce, dificultando o cultivo de alimentos e a criação de gado. Essa situação afeta desproporcionalmente pequenos agricultores e a população rural pobre. 

Segundo Inger Andersen, a Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas está apoiando compromissos para restaurar 1 bilhão de hectares de terra, uma área maior que a China. 

No ano passado, seis países se comprometeram a restaurar 300 mil quilômetros de rios e 350 milhões de hectares de zonas húmidas. Na 6ª Assembleia Mundial do Meio Ambiente da ONU, em fevereiro, as nações concordaram em fortalecer a gestão sustentável da terra. 

Fonte: Nações Unidas

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *