Perto de 220 mil tartarugas devolvidas ao mar entre 2023 e 2024

0

Um total de 219.434 tartarugas neonatas é o quanto o projecto de Estudo e Conservação das Tartarugas Marinhas em Angola, Kitabanga, já devolveu ao mar, entre 2023 e 2024, de acordo com estatísticas da organização tornadas públicas está Sexta-feira, 14.

Ao fazer a apresentação pública dos dados, Michel Morais, um dos responsáveis daquela instituição de conservação de tartarugas marinhas, considerou que, com o total de neonatos encaminhados para o mar, o número de tartarugas nascidas ao abrigo do projecto Kitabanga sobe assim para perto cinco milhões, precisamente 4.791.609, isto é, desde a fundação daquela organização, em 2003.

Este número representa o total das áreas do Cuanza-Sul, Benguela, Lobito, Zaire e Luanda.A apresentação destes resultados foi feita aos parceiros (Orgãos da Administração Pública, orgãos de defesa, segurança e defesa pública), financiadores (empresas do sector privado) e os voluntários (estudantes e líderes comunitários).

PR satisfeito com o projecto

Vale lembrar que, em Dezembro de 2023, o Presidente da República, João Lourenço, visitou o projecto, no qual, para além de ajudar a colocar 300 tartarugas no Mar, inteirou-se dos trabalhos realizados por esta organização que tem como missão a preservação e protecção das tartarugas.

“Saio daqui, satisfeito, com o sentido de dever cumprido, porquanto compartilhamos com as crianças, sobretudo com os alunos desta escola, desta comunidade, o sentimento de protecção de um animal que merece ser protegido”, regozijou-se, na ocasião, o Chefe Estado no fim da visita.

De acordo com PR João Lourenço, Angola está a fazer a parte que lhe compete ao proteger as tartarugas. “Nós, com essas acções, com a protecção dos mangais, com a protecção das tartarugas, com a protecção de outras espécies que estão em vias de extinção, pela acção do homem, estamos a ir ao  encontro desta mesma preocupação das Nações Unidas”, sustentou.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *