Bancos nigerianos obrigados a pagarem remessas dos solicitantes em Naira

0

Por: Moisés Tchipalavela

O Banco Central da Nigéria (CBN) anunciou, recentemente, que vai começar a fornecer liquidez em Naira aos operadores internacionais de transferência de dinheiro (IMTO, na sigla inglesa) elegíveis para a liquidação das remessas da diáspora.

A justificar a medida está, segundo o regulador nigeriano, a necessidade de alargar o acesso à liquidez em moeda nacional para a liquidação atempada das remessas da diáspora.

Esta imposição foi tornada púbica na semana passada, numa circular datada de 24 de Junho, dirigida a todos os Bancos de Depósitos e Operadores Internacionais de Transferência de Dinheiro (IMTO).

As medidas do banco central nigeriano já foram alvos de reacção. E um dos operadores foi o Banco APEX, que, para já, admitiu observar a instrução do supervisor do mercado bancário. “Como parte do compromisso do Banco Central com o bom funcionamento dos mercados de câmbio e permitindo maiores fluxos de remessas através de canais formais, o Banco implementou medidas que permitirão que os Operadores Internacionais de Transferência de Dinheiro (IMTOs) elegíveis acessem a liquidez Naira (NGN) através do CBN”, reagiu o board daquele operador do mercado local.

Assim, e partir de agora, os operadores de IMTO elegíveis poderão aceder à janela do CBN diretamente ou através dos seus bancos concessionários autorizados (ADB) para executar transacções de venda de divisas no mercado.”

De acordo com o banco central nigeriano, todos os operadores de envio de moedas ou transferências internacionais devem pagar aos beneficiários das remessas o equivalente à moeda estrangeira em naira.

“Todos os operadores licenciados são lembrados de que todas as remessas da diáspora devem terminar em Naira e corresponder às entradas de moeda estrangeira correspondentes”, diz a circular.

O banco central também disse que a taxa de câmbio que seria adoptada para a transação é a taxa do Nigerian Autonomous Foreign Exchan Market (NAFEM). “A opção de liquidação no mesmo dia estará disponível para transacções executadas e confirmadas antes das 12 horas de uma data de negociação”, acrescenta o regulador.

Com The Daily Times

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *