Feira da Banana e da Mandioca rendem mais de 50 milhões Kz ao Estado

0

Um total de 50,092 milhões de Kwanzas foi o quanto os cofres públicos absoreram, através do Governo Provincial de Cabinda, com a realização da IIIº edição da Feira da Banana e da Mandioca, revelou aos jornalistas o vice-governador para o sector económico e produtivo, Macário Lembe.

Realizada de 26 a 28 de Junho, no mercado de Cabassango, em Cabinda, a exposição contou com a participação de 430 expositores, e teve como lema “Fomentar a produção para diversificar as exportações”.

Além dos feirantes, a exposição recebeu a visita, nos mais três dias de exposição, de 10.778 visitantes. “Tivemos aqui mais de 400 expositores que tiveram a oportunidade de expor os seus produtos e realizar bons negócios”, disse o responsável.

De acordo ainda com o vice-governador Macário Lembe, mais uma vez os pequenos e grandes produtores da província tornaram possível a realização do evento, cujo objectivo de promover a produção local foi alcançado.

Para o futuro, avançou Lembe, o Governo Provincial trabalhará na criação de condições para alavancar as micro, pequenas e médias indústrias, para permitir que os agricultores encontrem maior facilidade no processamento dos alimentos que produzem na região.

“A instalação de uma fábrica, para o processamento dos produtos derivados da terra, constitui prioridade para o Governo Provincial, que nesta altura trabalha afincadamente no sentido de garantir o aumento do volume de negócios dos produtores locais”, disse o vice-governador de Cabinda.

Os operadores de produtos do campo, lembrou, beneficiam de viaturas (carrinhas) para que possam desenvolver melhor as suas actividades, e com a reabilitação da Estrada Nacional Nº 100, as feiras agrícolas serão realizadas mais vezes e de forma regular.

“Com a reabilitação das vias de acesso e o aumento da produção, vamos poder realizar mais feiras e facilitar o escoamento dos alimentos agrícolas cultivados na região”, concluiu.

Para a secretária provincial do Desenvolvimento Económico Integrado de Cabinda, Cândida dos Santos, a III edição da Feira da Banana e da Mandioca permitiu expandir a colaboração, o aprendizado, melhorar a qualidade e aumentar a visibilidade dos produtores.

“Esta feira atingiu um volume de negócios que ultrapassou as expectativas”, disse.

Com JA

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *