Grupo de mais de 12 petrolíferas manifestam interesse na compra de 40% do poço descoberto pela Galp na Namíbia

0

Um grupo acima de 12 empresas do sector petrolífero, incluindo as majors da indústria ExxonMobil, Shell, Woodside Energy da Austrália e Petrobras do Brasil, está interessado na compra de uma participação de 40% na descoberta de petróleo offshore da Galp Energia na Namíbia, de acordo com termos citados pela Reuters.

Este grupo que já manifestou interesse não o único da lista. Aliás, conforme dados apurados pela agência Reuters, várias empresas também fizeram ofertas indicativas e não vinculativas para a estaca no final do mês passado e assinaram acordos para acessar dados geológicos do campo.

A movimentação acontece na sequência da descoberta pela Galp Energia de um gigantesco poço no offshore namibiano avaliado em mais de dez mil milhões de barris de petróleo, no campo de Mopane. Aliás, esta descoberta também influenciou a subida das ações da Galp, que é uma reacção natural à descoberta comercial significativa ao largo da Namíbia e a eventual venda do projecto permite reduzir o risco inerente ao negócio da exploração petrolífera.

A própria Galp informou, na altura, os investidores que a reserva de petróleo na Namíbia, na primeira fase de testes da campanha Mopane, tem potencial para ser uma “descoberta comercial importante”.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa explicava que “só no complexo de Mopane e antes de perfurar poços adicionais de exploração e avaliação, as estimativas de hidrocarbonetos no local são de 10 mil milhões de barris de petróleo equivalente, ou mais”.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *