AIPEX dá ‘luz verde’ a cinco contratos avaliados em mais de 300 milhões USD para o sector produtivo

0

Por: Câmia Cambanda

Vários contratos de investimentos de mais de 330,8 milhões de dólares forams assinados, esta Quarta-feira, entre a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) e cinco grupos empresariais, com vista a aplicação no sector produtivo, anunciou o orgão estatal, através de uma nota distribuída à imprensa.

Ao todo, os contratos de investimento preveem garantir 3.496 postos de trabalhos, dos quais 94% direccionados para nacionais.

Tratam-se de acordos nos domínios da construção civil e obras públicas, agricultura, indústria e da prestação de serviço, manutenção e exploração comercial do terminal polivalente de contentores e carga geral do Porto do Lobito, que foram assinados com as empresas Esplendor Florestal, Casais Angola Engenharia e Construção, Koll Mob Angola – Fábrica de Mobília e Fuanda International.

Segundo a nota, o primeiro projecto é do terminal polivalente do Porto do Lobito, na província de Benguela, que consiste na gestão, manutenção e exploração comercial do terminal de contentores e carga geral, um valor de 188.311 milhões de dólares, num investimento francês, prevê a criação de 726 postos de trabalho.

Consta ainda dos projectos, o “Esplendor florestal”, avaliado em 47.182 milhões de dólares, que contempla o plantio, exploração e transformação de toros em madeira, a ser implementado nas províncias de Benguela e Huambo, com garantia de 200 postos de trabalhos, num investimento direto estrangeiro das Ilhas Maurícias.

Foi, igualmente, assinado o contrato de investimento do projecto “Casais Angola Engenharia e Construção, S.A”, avaliado em 45.349 milhões de kwanzas, oriundos de Portugal. O projecto ligado à construção civil e obras públicas vai ser implementado em Luanda e Lobito (Benguela), com uma garantia de 1.440 postos de trabalho.

Dos acordos assinados ontem, consta igualmente o projecto denominado “Koll Mob Angola”, especialista em produção de mobiliário, com um investimento nacional de 30 milhões de dólares, que prevê a criação de 500 postos de trabalho.

Por último, foi rubricado o projecto “Fuanda International CO”, de origem chinesa, orçado em 30 milhões de dólares. A iniciativa de produção de silício visa garantir um total de 420 postos de trabalho.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *