Selecção nacional sénior feminina de andebol ‘deixa cair’ Espanha e averba primeira vitória no torneio de Paris

0

Por: Moisés Tchipalavela

A selecção nacional sénior feminina de andebol derrotou este Domingo, 28, por 26-21 a Espanha, para o torneio olímpico de Paris’2024, numa partida em que recuperou nos 10 minutos finais de uma desvantagem de um golo com um parcial de 8-2.

Com a vitória frente a um adversário directo, depois de na ronda inaugural do Grupo B ter perdido por 34-31 com a Holanda, Angola mantém-se na corrida aos quartos de final, ao alcance dos quatro primeiros classificados de cada uma das poules.

É a primeira vitória de Angola no torneio de Paris, a nona em jogos olímpicos e a sexta sobre uma equipa europeia. O pecúlio de Angola em Jogos Olímpicos regista também três empates e duas vitórias sobre equipas não europeias.

O que parecia ser erro, defrontar a adversária do grupo, na preparação para os jogos, na verdade, mostrou às Pérolas, de Carlos Viver, o que era necessário para as contornar, numa competição a sério.

No jogo de preparação, a 10 do corrente, a jogar em casa, a Espanha riu primeiro. Foi feliz, com vitória tangencial de 22-21, sobre uma Angola que sabia a hora certa de vencer.

Ironicamente, era preciso esperar que um espanhol, Carlos Viver, viesse desatar o nó do historial de jogos oficiais entre as duas equipas, depois do longínquo empate a 24 golos, nos Jogos Olímpicos de Atenas´2004 e derrotas noutras competições.

O que a Espanha vai fazer depois com Viver, não é da conta das Pérolas. Num jogo pautado pelo equilíbrio desde os instantes iniciais, com erros e falhas técnicas de parte a parte, valeu às espanholas alguma precipitação angolana nos momentos de finalização, para chegarem ao intervalo em vantagem m 15-14, no marcador.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *