Primeiro dia da campanha de rasteio do cancro da próstata ‘apanha’ 19 casos positivos

0

Moisés Tchipalavela|Jornalista

O primeiro dia da ampla campanha de rastrerio do cancro da próstata identidficou já 19 casos que testaram positivo ao exame de Antigeno Prostático Específico (PSA), anunciou a autoridade de saúde em Luanda.

Ao todo, foram atendidos 250 homens, no primeiro dia da campanha de rastreio do cancro da próstata, na província de Luanda.

De acordo com as estatísticas, os casos positivos foram diagnosticados nos hospitais gerais de Viana “Bispo Emílio de Carvalho”, com 17, em 96 pacientes atendidos, e de Cacuaco “Heróis de Kifangondo”, com dois casos confirmados em 158 utentes assistidos.

Segundo o director clínico do Hospital Geral de Viana, Cordeiro Alves, os casos positivos vão continuar a ser investigados com a realização do teste de PSA livre e o PSA total.

Cordeiro Alves referiu que se os resultados continuarem positivos, os pacientes serão transferidos para o Hospital Geral de Cacuaco “Heróis de Kifangondo”, a fim de serem submetidos a uma ressonância magnética, biopsia da próstata e uma ecografia.

O médico esclareceu ainda que dependendo do nível da lesão, os pacientes serão submetidos a uma cirurgia robótica ou cirurgia aberta para a retirada do tumor.

Números preocupantes

Já o chefe do Serviço de Oncologia do Hospital Geral de Cacuaco “Heróis de Kifangondo”, João Wilson Rocha, considerou preocupante o facto de terem sido diagnosticados 19 casos positivos em apenas um dia de rastreio.

O médico acredita que os dados mostram que existem muitos mais casos de cancro da próstata em Luanda e que nunca foram detectados. O especialista em Oncologia explicou que o exame de Antigeno Prostático Específico, comummente chamado de PSA, é um teste de sangue utilizado na primeira linha de diagnóstico para saber se o paciente tem cancro da próstata, antes mesmo que ele tenha algum sintoma da doença.

Logo, ao fim desta campanha, “vamos conseguir aferir a real situação não só de Luanda como também dos hospitais gerais do Bengo ‘Reverendo Guilherme Pereira Inglês’, de Cabinda ‘Ervanário Luís Sambo’ e no Hospital Central da Huíla ‘Dr. António Agostinho Neto’, onde também decorre o rastreio para, desta forma, se combater ou controlar a doença, evitando assim que muitos homens morram por causa do cancro da próstata”.

Com JA

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *