Aterro sanitário do Huambo – uma fonte de alimentação para várias famílias 

0

Por: Boechat António

O actual e provisório aterro sanitário do Huambo, localizado no Sacaála, constitui a principal fonte para busca de alimentos de várias famílias que, diariamente, se fazem ao local.

Para além de ser um perigo à saúde pública dos moradores circunvizinhos, é também, uma “ameaça ” para estas famílias, inclusive crianças. Por esta razão, há muito que os cidadãos do Huambo clamam pela conclusão das obras do aterro sanitário, paralisadas há 13 anos, por alegada falta de verbas. 

Com um grau de execução física de 90 por cento, a infra-estrutura está localizado no município da Caála, a sensivelmente 20 quilómetros da cidade do Huambo, concretamente, na zona do Catenguenha, numa área de 100 hectares. 

No local, foram erguidas infra-estruturas diversas como centro de pesagem de lixo, zona administrativa e de maquinaria, alvéolos, serviços de incêndios, lagoas lixiviada e incubadora de resíduos hospitalares.

Volvidos 13 anos,  o lixo produzido na cidade do Huambo, continua a representar um problema de saúde pública, uma vez que os resíduos sólidos têm sido depositado nos arredores do perímetro florestal do Sacaála, sem as minas condições, o que com que muitas famílias carenciadas  tinha do aterro improvisado um espaço para o ganha-pão.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *