Juventude moçambicana reforça compromisso no combate às alterações Climáticas

0

Por: Agências

Fotos: DR

A cidade de Maputo, Moçambique foi palco da segunda edição da Conferência Local das Crianças e Jovens Sobre Mudanças Climáticas (LCOY-Moçambique), dias 22 e 23 de Agosto. Organizado pela Plataforma Juvenil para Acção Climática (YCAC-MOZ) e co-organizado por parceiros como AEFUM, Cooperativa de Educação Ambiental Repensar, ECOP Moçambique e Aseder, atenderam ao evento mais de 150 jovens de todas as províncias do país, que se reuniram para debater questões urgentes sobre as alterações climáticas e propor soluções concretas.

Segundo a nota a que tivemos acesso, o ponto máximo da conferência, foi a ractificação da Declaração de Crianças e Jovens Sobre Mudanças Climáticas, um manifesto que representa ás aspirações, preocupações e compromissos da juventude moçambicana no combate às mudanças climáticas, e os seus impactos no seu dia-a-dia.  O documento será  partilhado com diversas entidades, tanto públicas como privadas, e servirá como base para futuras acções de mitigação e adaptação climática no país.

Com a ractificação desta declaração, a conferência reafirmou o compromisso dos jovens de Moçambique em desempenhar um papel activo na acção climática, contribuindo para soluções sustentáveis a nível nacional e internacional.

O evento contou com o apoio da UNICEF Moçambique, Save the Children, GIZ, Tearfund, Embaixada da Alemanha, Embaixada dos Países Baixos e Enabel e membros do Governo local, Directora Nacional de Mudanças Climáticas, Jadwiga Massinga,  e da Chefe de Cooperação da Embaixada da Alemanha, Christine de Barros Said. Em uníssono relevaram  a importância do envolvimento das novas gerações na luta contra as alterações climáticas e reforçaram o compromisso das suas instituições em apoiar os jovens nesta jornada.

“A força motriz do progresso está nas mãos dos jovens, que trazem consigo ideias inovadoras e a vontade de fazer acontecer”, afirmou Jadwiga Massinga, sublinhando o papel fundamental das novas gerações na construção de um futuro sustentável. “Os impactos das mudanças climáticas afectam principalmente as nossas crianças e jovens, e é urgente que todos trabalhemos juntos para mitigar estes efeitos e proteger as futuras gerações.”

A Conferência Local das Crianças e Jovens Sobre Mudanças Climáticas (LCOY-MOZ) é uma iniciativa global promovida pela YOUNGO, o braço jovem da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC). O seu principal objectivo é proporcionar um espaço para que jovens líderes climáticos discutam, aprendam e contribuam para a acção climática global, com enfoque na realidade local.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *