“O complexo Cardeal Dom Alexandre do Nascimento é o que é, graças a cooperação com Itália” — Carlos Alberto Masseca

0

Por: Maya Correia

Imagem: ZNnews

O Director do Complexo Hospitalar de Doenças Cárdio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento (CHDCP), Dr. Carlos Alberto Masseca, afirmou esta quarta-feira, 17 de Abril em Luanda, que o CHDCP atingiu os níveis profissionais, graças à operacionalização do Centro Monzini, localizado na Itália, ao abrigo do acordo celebrado entre os dois países e financiado pela Azule Energy.

As declarações foram feitas durante o seminário “Com Angola no Coração” – projecto de colaboração entre Itália e Angola, focado na valorização das competências no âmbito da saúde, que decorreu na mesma unidade.

Organizado pela Embaixada da Itália, em parceria com a mesma unidade, o seminário reuniu os profissionais da instituição e do hospital materno infantil, Azancot de Menezes, também beneficiaria deste acordo, e especialistas italianos.

Hélder Silva, representante da Azule Energy, disse durante o evento que, em 2022 a petrolífera deu um passo ousado em direcção ao fomento do desenvolvimento sustentável em Angola, através da assinatura de um Memorando de Entendimento com o Ministério da Saúde. “Este acordo de três anos, orçado em 22 milhões de dólares americanos, reforça o compromisso da Azule Energy em apoiar Angola na melhoria das capacidades do Hospital Cardeal Dom Alexandre do Nascimento”, reforçando, assim, a afirmação da direcção do hospital.

Inaugurado a 30 de Novembro de 2021,
o Complexo Hospitalar de Doenças Cárdio-Pulmonares, está localizado na capital angolana, Luanda. A infra-estrutura está orçada em cerca de 214 milhões, 85 mil e 456,35 dólares norte americanos. O valor inclui construção, reabilitação e apetrechamento da unidade que passou a chamar-se Complexo Hospitalar de Doenças Cárdio-Pulmonares Cardeal D. Alexandre do Nascimento.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *