ANPG e parceiros do bloco 31 financiam escola na província da Huíla

0

Texto : Maya Correia

Imagens: ZNnews

A comunidade do bairro Kwaua, no município do Lubango, província da Huíla, recebeu um estabelecimento escolar com 10 salas de aulas e com uma capacidade para receber diariamente 720 alunos.

A acção, só foi possível, graças aos esforços conjugados da Agência Nacional de Petróleo Gás e
Biocombustíveis (ANPG), a Azule Energy e os parceiros do Bloco 31
(Sonangol, Equinor e Sinopec).

A infraestrutura, construída de raíz, custou ao grupo, 747 mil dólares, distribuídos entre a construção e apetrechamento das salas e áreas de trabalho, bem como um campo polidesportivo.

Projectada para albergar 720 crianças, a construção e entrega desta escola enquadra-se no compromisso dos parceiros do Bloco 31, de promoverem o acesso à educação de qualidade, por via do fornecimento de infra-estruturas escolares condignas, para melhor contribuírem para a redução do índice de analfabetismo e do abandono escolar na província.

O acto de inauguração foi presidido pelo Governador da Província, Nuno Mahapi Dala, que agradeceu à ANPG pela entrega e pelo empenho com que mobilizou todos os parceiros do Bloco 31 para a construção de mais esta unidade escolar.

Em nome da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, o Américo Nascimento, disse que a ANPG e os seus parceiros vão continuar a apoiar o sector da educação, para que mais angolanos possam beneficiar do direito de aprender. “Apoiar a renovação ou a construção de escolas de raiz é algo que vai continuar a fazer parte dos nossos programas de apoio e de responsabilidade social, porque a educação é a melhor base para construirmos um país mais desenvolvido, mais produtivo e mais eficiente, com ganhos visíveis para todos”, sublinhou Laureano Peliganga.

Para o Director de Assuntos Governamentais e Relações Externas da Azule Energy, Hélder Silva, esta iniciativa é um exemplo tangível do alinhamento e do compromisso da empresa que representa com o plano de desenvolvimento nacional do Governo de Angola e com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com foco em áreas como a educação, agricultura, acesso a água potável e Emponderamento comunitário.
“Acreditamos firmemente que apostar na educação é investir no futuro. A entrega desta escola é um testemunho do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o bem-estar das comunidades que servimos”, sublinhou.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *