Por: Danilson Morais

Não é apenas em frente ao espelho que a pessoa fica bem, quando tem um peso saudável. A nossa saúde também agradece. Entre os muitos benefícios, o indivíduo reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e colesterol alto, além de ter muito mais disposição para suas actividades rotineiras.

A “manutenção” do peso corporal, considerado ideal, é um factor determinante no estado considerado saudável, levando o indivíduo a ter uma qualidade de vida muito mais saudável e produtiva. Em situações que ocorrem desequilíbrio entre ingestão calórica e a diminuição da prática de exercícios físicos, ocorre a obesidade.

Quando devo me preocupar com o peso corporal?

De acordo com os especialistas, indivíduos com índice de massa corporal entre 18,5 e 24,9 têm peso normal, ou seja, uma pessoa está acima do peso quando seu IMC (índece de massa corporal, que deve ser medido por um nutricionista) atinge 25. E indivíduos com o IMC a partir de 30 são classificados como obesos.

Mas, o que as pessoas não sabem é que essa falta do controle de peso, gera problemas à saúde, que vão além da aparência. Um dos problemas que engordar (ganhar gordura ou peso de forma não saúdável) e emagrecer (perder peso de forma não saudável), com frequência pode causar é o aumento da pressão arterial e do colesterol.

Aprenda a controlar o seu peso

Para a manutenção do peso, o recomendável é o consumo de uma alimentação equilibrada. Aposte numa alimentação rica em alimentos saudáveis, incluindo frutas, legumes, proteínas magras, grãos e cereais integrais. É cliché e, estarei a repetir, porém, nunca é demais: “Evite alimentos conservados, ricos em gorduras saturadas e açucares”.

É importante partilhar também que, a sobrecarga de trabalho, as pressões laborais, a fadiga excessiva, problemas psicológicos e outros do fórum hormonal, podem interfir negativamente no processo de emagrecimento, dificultando a perca e a manutenção do “peso saudável

O controle do peso, em um plano alimentar adequado e equilibrado, também ajuda a evitar doenças metabólicas, como diabetes e esteatose hepática, (acúmulo de gordura no fígado) doenças cardiovasculares, osteoarticular, renais imunológicas e neoplásicas (tumor)

Por isso, cuide-se e ajude-nos cuidar dos teus!

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *