“Ainda enfrentamos muitos desafios para a manutenção de um Ambiente saudável”

0

Por: Belmiro Pascoal, Presidente da NaturAngola

Nesta data importante (5 de JUNHO | DIA MUNDIAL DO AMBIENTE), que venhamos reflectir sobre o impacto de nossas acções no meio onde estamos inseridos, e ter em atenção que o que fazemos em uma parte da terra, impacta outras pessoas e o ambiente em outra zona do país ou globo terreste.

Em 1972, a Assembleia Geral das Nações Unidas, estabeleceu o dia 5 de Junho como o Dia Mundial do Ambiente. A criação da data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o
Ambiente, conferência essa que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo.

Por outro lado esta data tem a finalidade de levar a sociedade a obter informações relevantes sobre os impactos do homem no planeta e que adquira uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais.

Também tem por objectivo de lembrar a população e os governantes sobre a importância da preservação dos nossos recursos e da necessidade de leis que garantam o desenvolvimento, mas sem afectar de maneira negativa o meio e as gerações futuras, ou seja, que garantam um desenvolvimento sustentável.

Angola é um dos países mais ricos em recursos naturais em Africa, destacando-se pela sua rica fauna e flora, cerca de 15 ecorregiões e diversos recursos minerais. Porém, ainda enfrentamos muitos desafios para a manutenção de um Ambiente saudável, com destaque para a carência de saneamento básico, a gestão dos resíduos, a poluição das águas, a caça furtiva e as queimadas aleatórias que devastam as florestas e degradam o solo.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *