Egípcios da Elsewedy manifestam interesse em ‘salvar’ Movicel da falência

0

Um grupo de empresários do Grupo Elsewedy Electric, empresa egípcia, está com acordo bem avançado para assumir a posição maioritária na estrutura accionista da Movicel, que há um tempo a esta parte está mergulhada numa crise de vários meses.

Citado pelo Novo Jornal, um dossier sobre novo accionista da Movicel está a ser tratado a “sete chaves” pela Presidência da República e membros pertencentes à estrutura directiva da empresa.

Aliás, o processo para a entrada da Elsewedy Electric no capital social da operadora de telefonia já tem sido negociado e equacionado há meses, como relatou uma fonte do NJ. Ficou praticamente “selado” num encontro entre o Presidente da República, João Lourenço, e o CEO da empresa, Ahmed Elsewedy.

Em termos práticos, a reunião mantida numa das unidades hoteleiras do País, à margem da 4.ª edição do Fórum de Tecnologia Angotic, serviu para acertar detalhes, como o capital a injectar e a designação da empresa.

“Está tudo fechado. No acordo, ficou firmado que o nome Movicel vai permanecer e só falta averiguar a redistribuição das quotas”, assegurou a fonte.

A fonte detalhou ainda que, após a audiência com o PR, o “núcleo duro” da empresa egípcia, liderada pelo CEO, teve uma reunião de “imediato” com membros do Conselho de Administração da Angola Telecom, que detém 24% do capital social da Movicel, e faz gestão corrente da operadora, representando o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS).

“Antes de estarmos reunidos no Angotic, estivemos durante várias horas na sede da Angola Telecom. Depois de termos estado na Angotic com o PR, voltámos a Angola Telecom e fizemos outros acertos “, reforçou a fonte.

A “novela” de negociações para localizar o novo accionista da telefónica, explicou a fonte, envolveu também, em Abril de 2023, conversações com o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), entidade que detém o Instituto Nacional de Segurança Social, actualmente sócio maioritário, com 51% do capital da Movicel.

Este processo de negociações foi antecedido por visitas efectuadas por técnicos da empresa Elsewedy às infra-estruturas para avaliar o estado das instalações à disposição da Movicel, referiu uma fonte bem posicionada no processo.

”Estamos a procurar por um parceiro que vai ajudar-nos a retirar a Movicel do marasmo em que se encontra”, disse o governante.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *