Falha informática global chega ao BAI e obriga instituição a adiar operações de levantamento e consultas de saldo a vários clientes

0

Nelson Rodrigues

A falha informática global, com origem na Microsoft e que está a afectar quase todas as empresas do mundo, já chegou ao Banco Angolano de Investimentos (BAI), revelou ao ZN-NOTÍCIAS uma fonte próxima à gestão.

Na sequência, o ZN-NOTÍCIAS ouviu vários clientes desta entidade, que confirmam a irregularidade nos sistemas operacionais, com adiamento das suas operações, desde levantamento a transferências, ou mesmo consulta de saldo.

No balcão, por exemplo, as filas avolumam -se, já que os técnicos em serviço de algumas agências pela cidade, como é o caso da Agência Kinaxixi, informam a indisponibilidade de sistema naquele banco pelo país todo.

Entretanto, no BAi Directo, o Internet Banking da entidade, alguns clientes ainda conseguem fazer as operações, mas com quebras de sinal.

Em Angola, a banca é dos sectores que, em princípio, já se manifestou afectada por esta quebra no sistema operacional da Microsoft. Mas há relatos, ainda por se confirmar, de empresas financeiras, como seguradoras, que também já viram seus mecanismos tecnológicos de trabalho a registar falhas.

Já no mundo, a falha está a afectar por todo lado, incluindo companhias aéreas, empresas financeiras, de média em vários pontos do mundo. O problema na origem da avaria já está “identificado” e “a ser corrigido”, segundo o presidente da CrowdStrike, grupo americano de cibersegurança.

Nos Estados Unidos, por exemplo, as principais companhias aéreas cancelaram todos os voos, tal como no Reino Unido, onde a maior companhia ferroviária britânica anunciou possíveis cancelamentos de viagens. Na Índia foram anunciadas grandes perturbações. Outros países e sectores também foram afectados, incluindo serviços de emergência.

De acordo com o Downdetector, que monitoriza interrupções, desde a noite passada que foram registados picos repentinos de incidentes em vários ‘sites’ que incluem aplicações da Microsoft.

Os problemas que começaram a ser detectados nos Estados Unidos, onde todos os voos de várias companhias aéreas foram suspensos, seguiu-se a televisão australiana TV ABC e várias empresas a anunciarem uma falha técnica gigante, perturbando fortemente o seu trabalho. Anúncios que rapidamente se foram replicando, com outros países a reportarem problemas semelhantes.

Em desenvolvimento…

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *