Nicolás Maduro ganha eleições presidenciais na Venezuela com 51,2% dos votos. Candidato apareceu 13 vezes nos boletins de votos

0

Por: Câmia Cambanda

O presidente venezuelano e candidato às eleições daquele País para a sua reeleição, Nicolás Maduro, foi declarado vencedor das eleições presidenciais do país neste Domingo, 28, com 51,2% do total dos votos, um acto que não surpreendeu maioria dos críticos da sua governação, já que o candidato aparece, nas cédulas de votos, 13 vezes, em gesto de apoio de outros partidos do País.

Com este resultado, o mandatário terá agora mais seis anos no governo e se tornará o presidente mais longevo da história da Venezuela.

O resultado foi anunciado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) na madrugada desta segunda-feira, com 80% das urnas apuradas e 59% de comparecimento. Segundo o órgão eleitoral, o chavista foi reeleito para um terceiro mandato de seis anos com mais de 5,1 milhões de votos, cerca de 51,2%, contra 4,4 milhões, ou 44,2%, obtidos pelo candidato opositor, Edmundo González.

A eleição de Maduro foi uma das mais difíceis para o chavismo nos últimos tempos. Depois de ter passado por seis anos pela maior crise econômica do país, a Venezuela chegou ao pleito em uma recuperação que foi crucial para a vitória de Maduro. Os principais argumentos do governo foram a queda da inflação e a estabilização da moeda local, o bolívar, mesmo sofrendo um bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos, com mais de 900 sanções impostas contra setores estratégicos.

Com agências

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *