O Futuro das Relações Públicas numa África em Mudança (1) 

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Por: Cyrille Djami

As Relações Públicas (RP) desempenham um papel crucial na comunicação estratégica das organizações, governos e indivíduos influentes em toda a África. Numa era marcada pela transformação digital, rápida urbanização e desafios sócio-econômicos, o sector das RP´s no continente está a evoluir  a um ritmo sem precedentes. Neste artigo, busco explorar às tendências emergentes e as competências necessárias para navegar neste cenário dinâmico, destacando exemplos concretos de práticas inovadoras e eficazes no contexto africano.

Transformação digital e seus impactos

A revolução digital alterou profundamente a forma como as organizações se  comunicam com os seus públicos em África, e no mundo. As redes sociais, a tecnologia móvel e as plataformas de partilha de conteúdos digitais tornaram-se ferramentas essenciais para alcançar e envolver públicos diversificados e generalizados.

A MTN, uma empresa de telecomunicações líder em África, utilizou com sucesso as plataformas de redes sociais para lançar a sua campanha “We Got U”. Esta campanha teve como objectivo conectar-se com o público mais jovem, alavancando influenciadores e criando conteúdo digital relacionável, aumentando assim a fidelidade e o envolvimento com a marca.

Ferramentas de análise de dados e inteligência artificial (IA) estão a ser adoptadas mais amplamente em todo o continente, permitindo medir em tempo real a eficácia das campanhas, e ajustes das estratégia com base nas reações do público. Por exemplo, o uso de chatbots alimentados por IA para interagir com os clientes e responder às suas perguntas começou a melhorar a eficiência e a personalização nas comunicações para muitas empresas africanas.

Globalização das Estratégias de Comunicação

À medida que os mercados africanos se integram mais na economia global, as estratégias de comunicação têm de ser adaptadas aos públicos locais e internacionais. Os profissionais de RP devem entender e respeitar as nuances culturais para elaborar mensagens relevantes e eficazes.

A campanha da Ethiopian Airlines que promove o turismo e a imagem da nação em todo o mundo é uma boa ilustração que mostra como mensagens localizadas, combinadas com alcance global, podem promover efetivamente a marca de um país. Ao apresentar a cultura, o património e a inovação etíopes, a campanha atraiu a atenção internacional e ressoou profundamente junto do público local.

Cyrille DJAMI,

Consultor de Comunicação Estratégica e fundador da CommsOfaAfrica

Cyrille Djami é especialista em comunicação estratégica e redação de conteúdo, com vasta experiência no aconselhamento de organizações e indivíduos. Durante muitos anos, dedicou-se ao desenvolvimento da imagem de marca, reputação e notoriedade dos seus vários clientes, particularmente no continente africano.

É um mentor dedicado que dedica regularmente o seu tempo a treinar estudantes de comunicação e jovens profissionais em África. Como colaborador regular dos meios de comunicação social, partilha frequentemente os seus conhecimentos através de artigos de opinião e artigos sobre questões relacionadas com a comunicação e os meios de comunicação social.

O Sr. Djami é também o fundador da CommsOfAfrica, um meio de comunicação pan-africano especializado em notícias de comunicação, meios de comunicação e criação de conteúdos. Também é membro do conselho da The Comms Avenue, uma plataforma nigeriana especializada em capacitação para comunicadores na África.

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