Grupo Opaia lança ‘Projecto Amufert’ que prevê produção de 1,2 milhões de toneladas de fertilizantes até 2027

0

Por: Câmia Cambanda

Um investimento de mais de 2,2 biliões de dólares do grupo OPAIA, em parceria com a SonaGás, vai permitir a produção de 1,2 milhões de toneladas, no País, de fertilizantes, através do ‘Projecto Amufert’, iniciativa do sector agrário, lançada esta Segunda-feira, em Luanda.

Na prática, o projecto visa a produção de amónia e ureia, no município petrolífero do Soyo, província do Zaire.

Ao todo, estão estimados, para já, a produção anual de 1,2 milhões de toneladas de ureia e amônia até 2027, fortalecendo a economia nacional com a criação de 3.500 empregos directos.

A primeira marca de fertilizante do grupo Opaia (90%), em parceria com a SonaGás (10%), que contou com o financiamento do Afreximbank, visa contribuir para a redução da dependência de importações de fertilizantes e promover o desenvolvimento sustentável da agricultura em Angola.

Durante o acto de lançamento do projecto, o presidente do conselho de administração da Amufert e do grupo Opaia, Agostinho Kapaia, sublinhou que a iniciativa promete transformar o setor da agricultura e da segurança alimentar em Angola.

“Hoje celebramos o lançamento da marca de fertilizante Amufert, que mais do que um simples produto, é uma promessa de transformação e inovação para a agricultura de Africa. Vivemos um momento crucial em que a necessidade da industrialização se torna cada vez mais evidente. A segurança alimentar não é apenas um desafio, mas também uma responsabilidade coletiva”, disse.

Com Agências

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *