Bruxelas avalia medidas para a adesão da Ucrânia

0

Bruxelas anunciou o lançamento, no âmbito da nova fase, de um “processo de avaliação e elaboração do quadro de negociação” como parte das tentativas com a Ucrânia sobre o seu interesse de aderir à União Europeia.

Alguns Estados-membros disseram anteriormente que Kiev estava muito distante de atingir o seu objectivo. No entanto, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, mencionou a nova fase durante um discurso nesta quarta-feira perante o Parlamento Europeu.

Von der Leyen reflectiu que quando o processo formal de adesão foi lançado no ano passado, “os corações de milhões de ucranianos estavam cheios de esperança e alegria” e afirmou que os legisladores ucranianos tinham feito progressos na adopção das reformas necessárias para o ingresso. No início desta semana, von der Leyen se encontrou com o Presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, à margem do Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça. O seu gabinete disse que a análise da legislação nacional foi discutida lá e vai conduzir a Ucrânia à adesão plena.

A liderança da UE recorreu a manobras políticas incomuns quando empurrou o início das negociações de adesão através do Conselho Europeu em Dezembro.

O Primeiro-Ministro húngaro, Viktor Orbán, abandonou a reunião quando a votação foi lançada. Isto permitiu que o requisito da UE de aprovação por unanimidade fosse tecnicamente cumprido sem contar com o voto Orbán.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *